em Artigos

A redução da alta carga tributária que assola o nosso país não é impossível, pelo contrario em vários casos ela pode ser alcançada com um planejamento tributário empresarial.

Hoje em dia, o Brasil, é o país com a maior carga tributária da América Latina. De acordo com pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os brasileiros pagam tributos que equivalem a 33,4% do PIB.

Interessa notar que há vários países desenvolvidos que tem carga tributária mais elevada, a diferença é que em tais países os valores pagos a títulos de tributo são investidos na estruturação da nação (educação, saúde, segurança), essa, entretanto, não é a realidade do Brasil.

Ante as altas cargas tributárias que pagamos e a falta de retorno que temos, vários empresários buscam meios ilícitos de reduzir sua carga tributária, como sonegação fiscal, por exemplo.

O que esses empresários não sabem é que, na grande maioria das vezes, a redução da carga tributária pode ser feita com planejamento tributário estratégico, que se dá com a readequação dos moldes da empresa ao tipo societário adequado, ao tipo de serviço/produto oferecido, ao estudo detido do pagamento de despesas, e por meio do uso de ferramentas como a elisão fiscal.

O planejamento tributário bem feito, torna-se então a melhor arma contra as altas cargas tributárias, haja vista que é capaz de gerar altas reduções nos encargos tributários devidos e é uma forma totalmente lícita e legal, assim as empresas conseguem reduzir sua carga tributária sem se comprometer com a lei e com a ética.

Todo contribuinte tem direito de estrutura seu negócio da forma que melhor lhe aprouver, buscando sempre a lucratividade e a redução de seus gastos.

Tem dúvidas sobre o tema? Entre em contato conosco por meio do telefone ou do e-mail contato@noletopaiva.adv.br, será um prazer lhe ajudar ou, para maiores informações, assine nosso newsletter.

 

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar