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10 DICAS LEGAIS PARA O SUCESSO DE SUA EMPRESA

1º) CONTRATO SOCIAL

Hoje em diante é muito comum nos depararmos com várias empresas, sobretudo pequenas e médias, funcionando sem um contrato social elaborado para suas especificidades, ou seja, utilizando contratos modelos achados no Google ou na gaveta do contador que lhe auxilia.

Importa salientar que os contratos sociais constituem ferramenta originária da empresa, são o alicerce empresarial, logo, um contrato voltado para suas necessidades, as necessidades de seus sócios, de sua empresa e da sua área de atuação, se torna ferramenta imprescindível para alcançar o sucesso.

2º) CONTRATOS DE EMPREGO E/OU DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Não é segredo que, atualmente, uma das maiores despesas de toda e qualquer empresa é a contratação de funcionários, por isso observar os melhores moldes de contratação para sua empresa é tão importante.

Contrato de prestação de serviço e/ou de emprego mal elaborados, ou simples demais podem dar origem a causas trabalhistas com prejuízos incomensuráveis o que, por sua vez, com certeza irá afetar o sucesso de qualquer empresa.

3º) CONTRATOS EM GERAL

Já falamos em outro artigo, sobre a importância de se realizar bons contratos para o sucesso de uma empresa, assim, como visto, além do contrato social e dos contratos de trabalho é imperioso que os contratos com clientes também sejam bem redigidos sempre observando as especificidades de cada cliente e de cada modalidade de negócio.

Modelos podem ser usados, dês que sejam elaborados de forma dirigida especificamente para seu negócio!

4º) DOCUMENTOS E CERTIFICAÇÕES

Importantíssimo, antes de abrir sua empresa e começar seus trabalhos, se verificar se a empresa detém todas as autorizações, certidões e alvarás necessários a empreendimentos do seu ramo de atuação. Presenciamos muitos casos de empresas, as vezes de renome, que vem a receber altas multa e, até mesmo, fechar suas portas devido a inobservância desse rol de documentos.

Igualmente, é necessário ter em mãos os comprovantes de quitação de todos os tributos pertinente àquela modalidade empresarial.

5º) NEGOCIAÇÕES E REUNIÕES

Muito importante, para se alcançar o sucesso, é se dar a devida atenção legal a toda e qualquer negociação que sua empresa venha a fazer, muitas vezes determinações legais são deixadas de lado na hora de se fechar acordos e, futuramente, os acordos podem vir a perder a validade.

 6º) ADEQUAÇÃO AS LEIS

Se adequar a CLT e a demais leis nacionais também é importantíssimo e tem se mostrado pratica cada vez menos comum.

Muitas empresas não se atentam para as leis tributárias, ambientais, cíveis e trabalhistas, quando dão início aos seus trabalhos o que acaba gerando prejuízos drásticos.

Ademais é importante se manter atualizado com as novas decisões e publicações de leis.

7º) PREVENTIVO JUDICIAL

Prática comum das grandes empresas de sucesso é possuir uma equipe judiciária preventiva, seja interna ou terceirizada, tal pratica mostra-se importante, haja vista que mesmo as empresas que funcionam dentro de todos os parâmetros legais, tem os melhores contratos, possuem todas as certidões e alvarás necessários ainda podem ser alvos de ações judiciais.

A equipe de preventivo servirá tanto para defender os interesses das empresas em tais ações como para evitar que estas aconteçam.

 8º) ESTRATÉGIAS BEM DEFINIDAS

Saindo do campo jurídico e entrando um pouco no administrativo, prova-se imprescindível a existência de estratégias bem definidas. Empresas de sucesso tem as mais variadas estratégias como estratégia de gestão, de marketing, de hierarquia, de investimentos, de produção e etc.

9º) PLANEJAMENTO

Planejar, planejar, planejar e planejar! Essa última dica se mostra a mais importante e a menos executada, no atual panorama econômico nacional, com as enormes taxas de desemprego, percebe-se que muitos profissionais abandonam suas carreiras e se torna empreendedores por necessidade, é ai que mora o perigo!

O empreendedor por necessidade, geralmente, aposta suas fichas em um negócio por precisar de renda e, em grande parte das vezes, não faz qualquer planejamento, apenas aposta “no escuro”, o que acaba sendo fatal para o empreendimento antes mesmo dele começar.

Por fim, se pode perceber que todas as dicas dadas nesse texto estão inseridas na última, um planejamento administrativo empresarial bem feito agrega todas as demais dicas, daí sua importância!

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